Perícia de Engenharia: Qual sua importância?

Perícia de Engenharia: Qual sua importância?
3 anos atrás

O gabinete de inspeção do edifício reporta as condições reais de segurança e operação do edifício, o que é denominado “controle” e pode realizar diagnósticos precisos. A fiscalização do edifício pode prevenir acidentes e reduzir os custos de manutenção, tendo em consideração a “doença” do edifício e as recomendações técnicas de manutenção preventiva e corretiva.

Caso possua um certificado em bom estado que possa ser utilizado como certificado de fiscalização imobiliária, faremos a garantia de representar o verdadeiro valor do imóvel no mercado. Ou defeitos não especificados podem causar muitos danos às peças e materiais.

Só para garantir, farei mais uma pergunta. Quão segura é a escola de nossos filhos? O teatro é seguro? O filme é seguro? O que garante a segurança do shopping? ? Não podemos deixar este aplicativo a tempo!Caso contrário, não vamos deixar a tragédia nos dizer.

Engenheiros de todo o mundo aprovaram um estudo denominado “Lei SITTER”, que mostra que os reparos estruturais que devem ser realizados devido a quebras e manutenção são geralmente 125 vezes o custo do projeto. 125 vezes mais caro! agora mesmo? Se a segurança não for suficiente, vamos sacrificar uma bolsa. A inspeção do prédio evita esses custos!

Quando é exigida a elaboração de Laudo de Perícia de Engenharia?

 Sempre que houver sintomas aparentes de patologia (s) em uma edificação, demonstrando que algum sistema está em processo de falência, que fatalmente pode evoluir para uma situação grave, logo, nos leva à preocupação maior que é a segurança dos usuários da edificação.

Quais as partes componentes desse Laudo?

O laudo técnico pericial é o relato pormenorizado do profissional especialista designado para avaliar determinada situação de dano, centrada em suas prerrogativas de conhecimentos técnicos. O laudo deve traduzir com precisão as impressões e conclusões captadas pelo especialista, em torno do fato litigioso, por meio de mapeamento e identificação dos fatos e amparado em ensaios e projetos e documentação técnica da edificação.

Para evitar a ocorrência de trabalhos periciais onde prepondera a superficialidade, ou que são executados sem a utilização de qualquer instrumento de suporte às conclusões desejadas, não se observando os requisitos contidos na Norma Técnica, é que se deve atender aos requisitos abaixo:

  • Indicação da pessoa física ou jurídica que tenha contratado a produção da prova técnica e do proprietário do bem objeto do laudo pericial;
  • Requisitos atendidos na perícia: A metodologia empregada; aos dados levantados; ao tratamento de cada elemento coletado na perícia e trazido ao laudo; à menor subjetividade inserida no laudo.
  • Requisitos Essenciais: O levantamento de dados deve trazer todas as informações disponíveis que permitam ao perito elaborar seu parecer técnico. A qualidade do laudo pericial deve ser assegurada quanto à: Inclusão de um número adequado de fotografias de cada local periciado, com exceção daqueles casos onde ocorrer impossibilidade técnica. Execução de croquis de situação. Descrição sumária de cada bem objeto da perícia nos seus aspectos físicos, dimensões, áreas, utilidades, materiais construtivos, etc. Indicação e perfeita caracterização de eventuais danos e/ou eventos encontrados.
  • A qualidade do laudo pericial deve estar assegurada quanto à: Inclusão de um número ampliado de fotografias, garantindo maior detalhamento por bem periciado. Descrição detalhada dos danos e locais nos seus aspectos físicos, dimensões, áreas, utilidades, materiais construtivos, etc. Apresentação de plantas individualizadas, que podem ser obtidas sob forma de croqui. Indicação e perfeita caracterização de eventuais danos ou eventos encontrados, com planta de articulação de todas as fotografias utilizadas perfeitamente numeradas. Análise de danos, avarias e/ou eventos encontrados, apontando as prováveis causas e consequências. Ensaios laboratoriais, quando se fizerem necessários.
  • Condições a serem observadas: Ao perito é obrigatório a especificação, em qualquer parte do laudo pericial, dos requisitos obedecidos, sejam eles essenciais ou complementares, devendo apresentar justificativa fundamentada nas hipóteses em que isto não ocorrer (situações especiais).
  • Relato e data da vistoria, com as informações relacionadas em: 1) Construções: descrição, compreendendo classificação; características da construção, com ênfase para fundações, estrutura, vedações, cobertura e acabamentos; quantificação, abrangendo número de pavimentos e/ou dependências, dimensões, áreas, idade real e/ou aparente e estado geral de conservação; 2) Instalações, equipamentos e tratamentos: compreendendo as instalações mecânicas, eletromecânicas e eletrônicas de ar condicionado; elétricas e hidráulicas, de gás; de lixo; equipamentos de comunicação interna e externa de sonorização, tratamento acústico e outros. 3) Constatação de danos: Caracterizar, classificar e quantificar a extensão de todos os danos observados; as próprias dimensões dos danos definem a natureza das avarias, qualquer que seja a nomenclatura (fissura, trinca, rachadura, brecha, fenda, etc.). 4) Condições de estabilidade do prédio. Qualquer anormalidade deve ser assinalada e adequadamente fundamentada, 5) Fotografias detalhadas e perfeitamente legendadas e indicadas o local no mapa de danos.
  • Diagnóstico da situação encontrada;
  • Conclusões, Correções e remediações recomendas;
  • Nome, assinatura, número de registro no CREA e credenciais do Perito de Engenharia.
  • Anexar: Memórias de cálculo, resultados de ensaios e outras informações relativas à sequência utilizada no laudo pericial

Nas Perícias de Engenharia, é obrigatória a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) instituída pela Lei nº 6496/77. Ressalte-se que, tanto o laudo pericial quanto o parecer técnico, são documentos de Engenharia e envolvem responsabilidades técnica e civil dos profissionais autores

Quais os procedimentos técnicos que devem ser adotados num Laudo pericial?

As ferramentas listadas acima se concentram primeiro em procedimentos de inspeção, mapeamento de danos, registros fotográficos, testes destrutivos e não destrutivos, bem como ferramentas de patologia ativa, construção e pesquisa de construção e manutenção de rotina e regular obrigatória.

Precisa descrever o sistema estrutural existente?

Sim, esta é a parte que torna o edifício estável, estável e seguro. Neste sistema, a fundação, pilares, pilares e lajes estão intimamente ligados uns aos outros. Abastecimento de água, esgoto, abastecimento de energia e outros sistemas funcionam dentro da estrutura do sistema estrutural. O sistema estrutural está em perigo e todos os outros sistemas estão destruídos.

Quem são os responsáveis pela manutenção de edificação?

O proprietário, síndico ou preposto destacado para tomar conta da edificação. Acrescento que toda edificação deve ter um manual de manutenção construído com base nas normas técnicas, porte e sistema instalados.

Por fim, reafirmamos: A Inspeção Predial não é custo! É investimento! Investimento no seu patrimônio, investimento na sua segurança!