Depois que o trabalho é entregue, é necessário que a pessoa que executa o trabalho e a pessoa que aceita o trabalho execute determinados procedimentos. Portanto, existem dois tipos de relatórios: relatórios de entregas e recebimentos.
Mas qual a importância desses documentos?
Para as construtoras, a execução das obras não só é vital para o cumprimento das suas funções, mas também especialmente importante perante um mercado onde estão mais confiantes na sua obra. Para quem encontra emprego, conseguir um emprego também é muito importante.
Quando se trata da casa própria, que envolve a realização de sonhos e altas expectativas esse momento se torna mais especial ainda.
Para garantir segurança e eximir a construtora de todo e qualquer problema ou reclamações futuras sobre o empreendimento em questão, os documentos denominados laudo de entrega de obra e laudo de recebimento de obra são fundamentais para a entrega das chaves.
As consultorias técnicas auxiliam síndicos, incorporadores e os futuros condôminos a receberem e avaliarem as condições da obra antes da entrega.
Mas qual é a diferença dos dois documentos?
Nomes semelhantes e pontos parecidos. Tanto o laudo de entrega de obra quanto o laudo de recebimento de obra visam a segurança das pessoas que estarão diariamente no empreendimento. Tanto para os moradores, quanto visitantes.
Laudo de entrega de obra
O laudo de entrega de obra geralmente é contratado pela construtora. Seu objetivo é registrar como a obra está sendo entregue os compradores.
Para isso, ele conta com detalhes minuciosos sobre todos os processos construtivos já finalizados. O objetivo é atestar que a obra está dentro dos padrões de qualidade e de acordo com as normas regulamentadoras vigentes.
Esse laudo visa ainda, eximir a construtora de quaisquer responsabilidades por modificações futuras realizadas em seus sistemas construtivos originais.
Ou seja, ele é a segurança que a construtora precisa para não ter problemas futuros causados por mudanças que os condôminos ou síndicos venham a realizar.
Laudo de recebimento de obra
O laudo de recebimento de obra também pode ser contratado por incorporadoras ou condomínios. O seu objetivo também é auxiliar os futuros moradores no recebimento da obra.
O seu principal objetivo é que o engenheiro civil perito promova uma análise de todo o sistema construtivo, para apontar possíveis problemas passíveis de manutenção pela construtora.
Esse laudo muitas vezes é a condição exigida pela construtora para entregar de fato as chaves aos novos moradores.
Ele fornece maior segurança aos mesmos e também aos síndicos, que terão a certeza de que o empreendimento está em conformidade com as normas vigentes e os padrões técnicos desejados.
Quais áreas são vistoriadas para a emissão do laudo de entrega de obra e do laudo de recebimento de obra?
Para emitir ambos os documentos, são necessárias vistorias que avaliam o estado de diversos pontos no empreendimento. Entre os itens avaliados estão:
- Pavimento térreo;
- Subsolos;
- Garagem;
- Cobertura;
- Fachada;
- Caixas d’água;
- Elevadores;
- Áreas comuns como halls, salão, quadras, churrasqueira, academia, piscina, etc.
Durante tais vistorias, algumas irregularidades construtivas podem ser identificadas. Caso isso ocorra, o engenheiro irá detalhar de forma precisa o problema e o local onde se encontra para que a construtora possa resolvê-los antes da entrega.
Portanto, para que tudo corra bem e a construtora entregue o empreendimento em conformidade com as normas e leis vigentes e o futuro morador o receba com total segurança de que tudo está bem, é necessário contar com uma empresa de consultoria em engenharia experiente no mercado.
Afinal de contas, não é somente a estrutura de um empreendimento que será avaliada e liberada para habitação. É o lar dessas pessoas. Ou seja, esse procedimento lida com vidas, histórias e com a realização de sonhos.
Via: Elo e Guia Engenheiro