Qualquer engenheiro pode fazer Avaliação de Imóveis?

A avaliação de imóveis não é apenas procurada por potenciais compradores, mas muitos fatores como reajustes de aluguel, processos judiciais, divisão de imóveis, disputas de IPTU, etc., acabam por levar as pessoas a utilizarem este serviço.

Entenda o papel do avaliador de imóveis no mercado imobiliário

O que é um avaliador imobiliário?

São 3 os tipos de profissionais que podem fazer avaliação acompanhada de laudo com validade jurídica. Os corretores de imóveis avaliadores, os engenheiros ou os arquitetos.

Sua função é chegar a um valor de mercado se baseando em fatores como: tamanho, estado de conservação, áreas em comuns, vizinhança e outros aspectos que podem ser relevantes na avaliação.

Também é feita uma pesquisa de propriedades similares e/ou venda na região a fim de estabelecer comparativos que embasam melhor a avaliação.

Com esses dados, se faz a comparação através de homogeneização dos imóveis pesquisados na região e o avaliado. E assim se determina o valor de mercado daquele.

Qual o melhor tipo de avaliação?

Com o mercado imobiliário em constante mudança é difícil saber o valor de um imóvel. Afinal muitos aspectos, tanto estruturais quanto geográficos podem sofrer alterações drásticas em pouquíssimo tempo. Sendo assim, é importante que quando a dúvida ou a necessidade surgir, o cálculo seja feito da forma mais assertiva possível, pois basta um erro e o prejuízo pode ser alto.

Não existe uma verdade absoluta em avaliações, os valores nunca serão 100% corretos. O melhor é sempre começar com as ferramentas de avaliação de imóveis online e quando a situação exigir um documento legal, avalie a melhor opção para você e procure o profissional que mais atenda suas necessidades.

Via: Guia Engenharia



Deixe um comentário

Open chat