1º Quesitos, direcionamento
A falta de orientação especializada sobre problemas típicos copiados da Internet pode estar errada, ou seja, não dar atenção às funções a serem aprendidas, ou mesmo não dar atenção às funções da parte que pode prejudicá-las.
Já vi casos da parte impugnar a assinatura, o perito examinar apenas a assinatura e a fraude ser no documento ou um advogado do cartório que fez um questionamento que poderia ser utilizado contra ele, trazendo para si a responsabilidade da fraude – dando a oportunidade da parte contrária utilizar isso a seu favor.
2º Auxílio e acompanhamento pericial
Às vezes, o advogado acompanha a perícia. Porém, o advogado está para acompanhar os atos jurídicos, o assistente técnico está para acompanhar a perícia (técnica). O advogado entende de direito, o assistente técnico entende da parte técnica. Ademais, conversará com igualdade com o perito judicial, podendo solicitar diligências, exames, entre outros procedimentos que entender necessário.
3º Auxílio ao advogado durante a perícia
Por melhor que seja o advogado, pode ser que ele não tenha tido contato com perícia ou com aquela técnica. Então, nada melhor que o assistente para auxiliá-lo, demonstrar a parte técnica e pericial. Demonstrar ao advogado os fatos e características que devem ser questionadas, verificar na parte técnica todas as alternativas possíveis.
Não é a defesa cega, muito menos, mentirosa! Por vezes, a perícia pode ter lacunas ou falhas, que deve ser verificado pelo assistente, mesmo que não questionadas pelo juízo.
Por exemplo, uma diligência que precisa ser feita pelo perito, um documento que precisa ser examinado, ou, até mesmo, uma testemunha que precisará ser escutada.
Com o olhar pericial, o advogado terá uma cabeça técnica para auxiliá-lo.
4º Garantia
Com o assistente acompanhando, mesmo com um possível erro do perito judicial, a parte estará resguardada, pois o assistente terá os mesmos elementos do perito, para fundamentar a impugnação – pois acompanhou a perícia.
Atenção: Não estou falando de “garantia de resultado de perícia”!
Se o resultado da perícia estiver correto, o perito nada poderá fazer! O assistente apenas poderá impugnar apenas quando ocorrer equívocos ou carências no Laudo pericial.
Caso ocorra erros ou carências, o assistente garantirá à parte, a defesa nos referidos pontos.
5º Mais segurança
Você se sentiria mais seguro de voar em um avião com piloto e copiloto ou apenas com um piloto?
Com a assistência técnica, além do piloto do processo (Advogado) você terá o copiloto (perito) para auxílio na parte técnica.
Com a cabeça jurídica e a cabeça técnica, a prova estará mais segura.
Via: Tirotti